terça-feira, 12 de março de 2013

REBELIÃO

Do dicionário aulete, Insurreição contra a autoridade e a ordem estabelecidas na tentativa de subsistuir uma e outra; INSURREIÇÃO; REVOLTA. Oposição ou resistência por qualquer meio moral, é o significado de rebelião. No texto apresentado
em Ez 28.13-15 “Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti.” É o pecado mais antigo que vem apresentado na Bíblia, começando com Lúcifer. Isaías escreve esse assunto sobre o Querubim caído.  e afirma que esse anjo de muito esplendor dizia que “exaltaria seu trono acima das estrelas de Deus, acima das mais altas nuvens e seria semelhante ao Altíssimo” O texto demonstra que esse querubim queria ser semelhante ao Altíssimo.
Is 14:11-15 “Já foi derrubada na sepultura a tua soberba com o som das tuas violas; os vermes debaixo de ti se estenderão, e os bichos te cobrirão. Como caíste desde o céu, ó estrela da manhã, filha da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”.
Essa expressão por si apresenta-se cheia de soberba e pecado, Deus é Altíssimo, como alguém pode ser semelhante a ele? Lúcifer queria ter a autoridade que somente Deus tem, caracterisando uma rebelião direta contra Deus, não há espaço para duas autoridades com as mesmas características, título; posto ou funções. Na metafísica, a palavra impenetrabilidade é o nome dado à qualidade da matéria pela qual dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo. A rebelião se manifesta juntamente com a soberba e o desejo de ser e estar no lugar do líder. É muito difícil uma pessoa nessa situação de rebelião confessar esse pecado, a soberba cega as pessoas que praticam, encontra justificativa para sua prática. Satanás conseguiu justificar-se para uma terça parte dos anjos, depois saiu em busca de quem mas podesse encontrar, trasendo seu intento ao homem no edém (serás semelhante a Deus, conhecendo o bem e o mal - Gen 3.5) e na oportunidade que teve no deserto, lançou o convite a Jesus para juntar-se a ele (...e disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Mat 4.8 e 9) Ap 12.3,4. "E viu-se outro sinal no céu; e eis que era um grande dragão vermelho, que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre as suas cabeças sete diademas. E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra; e o dragão parou diante da mulher que havia de dar à luz, para que, dando ela à luz, lhe tragasse o filho". 
A rebelião contamina outras pessoas. O rebelde vende uma imagem negativa do líder para chegar a seus objetivos. A Bíblia declara sobre absalão o seguinte:
II Sm 15:6 -“E desta maneira fazia Absalão a todo o Israel que vinha ao rei para juízo; assim furtava Absalão o coração dos homens de Israel”.
O texto afirma que Absalão “furtava” o coração do povo. Isso quer dizer que ele forjava uma conspiração contra Davi, seu proprio pai, convencendo as pessoas e vendendo uma má imagem. A rebelião é tão forte que Samuel tratou como o pecado da feitiçaria:
1Sm 15.23 - “Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniquidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei”.
A rebelião é o pecado inicial vindo de Satanás e nos assemelhamos a ele, fazendo a sua vontade. A rebelião é agir diretamente contra Deus, pois, com esta prática, afirmamos que aquele que constituiu o líder falhou e automaticamente o rebelde se coloca no lugar de Deus. Basta ler 1 Samuel 24:4-15 e veremos um exemplo a seguir de submissão:
1 Samuel 24:4-15  - “Então os homens de Davi lhe disseram: Eis aqui o dia, do qual o SENHOR te diz: Eis que te dou o teu inimigo nas tuas mãos, e far-lhe-ás como te parecer bem aos teus olhos. E levantou-se Davi, e mansamente cortou a orla do manto de Saul. Sucedeu, porém, que depois o coração doeu a Davi, por ter cortado a orla do manto de Saul. E disse aos seus homens: O SENHOR me guarde de que eu faça tal coisa ao meu senhor, ao ungido do SENHOR, estendendo eu a minha mão contra ele; pois é o ungido do SENHOR. E com estas palavras Davi conteve os seus homens, e não lhes permitiu que se levantassem contra Saul; e Saul se levantou da caverna, e prosseguiu o seu caminho. Depois também Davi se levantou, e saiu da caverna, e gritou por detrás de Saul, dizendo: Rei, meu senhor! E, olhando Saul para trás, Davi se inclinou com o rosto em terra, e se prostrou. E disse Davi a Saul: Por que dás tu ouvidos às palavras dos homens que dizem: Eis que Davi procura o teu mal? Eis que este dia os teus olhos viram, que o SENHOR hoje te pôs em minhas mãos nesta caverna, e alguns disseram que te matasse; porém a minha mão te poupou; porque disse: Não estenderei a minha mão contra o meu senhor, pois é o ungido do SENHOR. Olha, pois, meu pai, vê aqui a orla do teu manto na minha mão; porque cortando-te eu a orla do manto, não te matei. Sabe, pois, e vê que não há na minha mão nem mal nem rebeldia alguma, e não pequei contra ti; porém tu andas à caça da minha vida, para ma tirares. Julgue o SENHOR entre mim e ti, e vingue-me o SENHOR de ti; porém a minha mão não será contra ti. Como diz o provérbio dos antigos: Dos ímpios procede a impiedade; porém a minha mão não será contra ti. Após quem saiu o rei de Israel? A quem persegues? A um cão morto? A uma pulga? O SENHOR, porém, será juiz, e julgará entre mim e ti, e verá, e advogará a minha causa, e me defenderá da tua mão”.
Os que são rebeldes evitam esse texto, mas esse texto é base para evitar todo questionamento e rebelião ou abuso de autoridade. A Bíblia demonstra que aqueles que têm uma mente crítica são considerados nobres como os crentes de Beréia:
At 17.10,11 - “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim”.
Eles procuraram analisar as próprias palavras dos apóstolos Paulo e Silas para ver se de fato tinham base nas Escrituras se existia a verdade. Eles fizeram isso, sem cair no erro da rebelião. Portanto, pode-se, perfeitamente, criticar uma ideologia de um professor, pastor, até de nossos próprios pais com todo respeito e sem atacar sua autoridade diretamente ou atingir a sua reputação. Rebelião é um ataque direto à autoridade. Por isso que em Isaías afirma que Lúcifer queria assentar-se no trono de Deus e parecer Deus. Precisamos entender que Jesus Cristo é o Senhor da Igreja e ele prometeu estar presente quando dois ou três estiverem reunidos em seu nome; ele prometeu, também, que quando alguém ligar acerca de qualquer coisa aqui na terra, terá sido ligado no céu.
Mt 18.19,20 - "Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles".
Lembremos que o arcanjo Miguel deu exemplo de submissão quando contendia a respeito do corpo de Moisés. Ele respeitou a autoridade da essência do mal, Satanás.
Jd 1.8-10 - “E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda. Estes, porém, dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem”.
Judas ensinava o respeito às autoridades usou uma literatura apócrifa sobre Moisés exarado neste texto, sendo confirmado pelo Espírito Santo como fiel. Vemos que Miguel tinha tudo para fazer um juízo difamatório do diabo, mas respeitou-o e deixou que o Senhor o repreendesse. Portanto, precisamos ter muito cuidado em nosso dia à dia e não se deixar cair nesse terrível erro agindo pelo pecado mais antigo apresentado pela Bíblia, a rebelião de Satanás.

Pr. SRN Pinheiro

Nenhum comentário: